segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

3º Encontro de Centros Novas Oportunidades do Vale do Ave


O Fórum Centros Novas Oportunidades do Vale do Ave, constituído por 24 Centrosdos Concelhos de Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Fafe, Santo Tirso, Trofa,Vizela, Póvoa de Lanhoso e Cabeceiras de Basto, organizou o 3º Encontro de Centros Novas Oportunidades do Vale do Ave, dia 31 de janeiro 2012, no GrandeAuditório da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão.
Dividindo-se em dois painéis, o encontro debruçou-se num primeiro momentossobre as dinâmicas positivas geradas pela Iniciativa Novas Oportunidades e depoissobre o futuro da Educação e Formação de Adultos em Portugal.
Na abertura do evento o Paulo Cunha, Vice-Presidente da Câmara de Vila Novade Famalicão destacou a oportunidade do evento no atual contexto, mas também o simbolismo do mesmodecorrer no concelho que considera ser uma boa referência para o trabalho emrede na qualificação da população.
No primeiro painel foi apresentado o trabalho em rede desenvolvido pelo Fórum por Carlos Paiva da FORAVE, um estudo sobre o impactodas certificações pela Mestranda Sara Esponjeira (https://docs.google.com/open?id=0B8_nTu_7XqwNNmIzYmMyZjQtZjljZS00NmY1LWI1MjgtZWZjNDRiNzgxODA0), a importância da IniciativaNovas Oportunidades na Empresa por Elsa Rodrigues dos Recursos Humanos daContinental Mabor e ainda apresentada a AANOVA – Associação de Adultos dosCentros Novas Oportunidades do Vale do Ave, pelo seu presidente, o Sr.Francisco Silva.
No segundo painel, Augusto Lima do CITEVE apresentou aspropostas do Fórum para o futuro da educação e formação de adultos, lançando odebate para uma mesa moderada por Luís Alcoforado (Universidade de Coimbra)  e composta por Augusto Lima, pela ComissãoExecutiva do Fórum, Paulo Silva da Comissão de Acompanhamento REAJ-Braga, JoséLuís Presa pela ANESPO e Armando Loureiro pela APEFA. A valorização das Redes Locais de Educação e Formação, daOrientação Vocacional e Profissional ao Longo da Vida (Jovens e Adultos), a ligaçãoàs empresas e a Sustentabilidade do Sistema de Educação e Formação, foramvários dos elementos chave abordados pelo painel e pela plateia.
APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS DO FÓRUM:
https://docs.google.com/open?id=0B8_nTu_7XqwNY2RkNzAxNjctZjkyOS00YjYzLThiOWQtMDk1ZWFhYjFjMWJj
O encontro contou com 205 participantes, envolvendo 40 Centro Novas Oportunidades da Zona Norte e Centro e teve o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão,  Águas do Ave, Caixa Geral de Depósitos e de 20 alunos uma turma de um curso profissional da Escola Secundária Camilo Castelo Branco.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.