As cerimónias comemorativas arrancam na noite do dia 23, com a exibição, na Sala Manoel de Oliveira, do filme “Guerra ou Paz”, de Rui Simões, numa parceria do Cineclube de Fafe e da autarquia.
O dia 24 integra a realização, no Auditório Municipal, a partir das 14h30, da XIV Assembleia dos Jovens Munícipes, enquanto à noite, a partir das 21h30, na Biblioteca Municipal, tem lugar o sarau cultural “Viver as palavras de Abril”, promovido pelo Núcleo de Artes e Letras de Fafe e que integra a apresentação da obra dramatúrgica “Não falarei nem que me matem”, de Marta Freitas.
A sessão culmina com um recital de poesia de autores que trataram o tema da Revolução, antes ou depois do 25 de Abril (Manuel Alegre, José Carlos Ary dos Santos, Sophia de Mello Breyner Andresen, Miguel Torga, entre outros), entremeados com canções de intervenção da época, por intérpretes como José Carlos e Marina, Duarte e Diana e José Augusto Gonçalves.
Dia maior é o 25 de abril, cujo programa arranca pelas 09h00 da manhã, com a alvorada de morteiros.
Pelas 10h00, regista-se o hastear da bandeira no edifício dos Paços do Concelho com o desfile da Fanfarra do Agrupamento de S. Gens do Corpo Nacional de Escutas, seguindo-se a sessão solene evocativa da efeméride, este ano no Teatro-Cinema e que inclui as intervenções do Presidente da Assembleia Municipal, Laurentino Dias e dos representantes dos partidos e forças políticas com assento na Assembleia Municipal.
Neste período, realce-se ainda a tradicional intervenção do representante da Associação 25 de Abril, desta feita, pelo Superintendente Delfim dos Passos.
Segue-se a entrega do Prémio Dr. Maximino de Matos relativo a 2013 à recém-mestrada Ana Sofia Gonçalves Lopes, que concluiu o curso de medicina na Universidade do Porto.
O período de atribuição de distinções integra ainda a entrega de distinções a uma dezena de funcionários municipais.
A sessão encerra com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal, Raul Cunha.
Pelas 11h30, regista-se a entrega dos prémios da final concelhia do Torneio da Malha, junto ao Pavilhão Multiusos.
O programa prossegue, de tarde, a partir das 15h00, no Campo de Futebol de Antime, com o início do 3º Torneio “Cidade de Fafe” em Veteranos e, um quarto de hora depois, no campo da Associação Cultural e Desportiva da Pica, tem início o XXVIII Torneio de Futebol Juvenil organizado pelo município.
À noite, culminam as comemorações, a partir das 21h30, no Teatro-Cinema de Fafe, com o musical “Voltar a Abril”, espetáculo comemorativo dos 40 anos de Abril e do 5º aniversário da reabertura do Teatro-Cinema, com a participação de grupos e coletividades locais, numa promoção do Município e do projeto Fafe Cidade das Artes.
O espetáculo tem entrada gratuita, sujeita ao levantamento de ingressos.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.