terça-feira, 20 de outubro de 2009

Investir em quem quer aprender… compensa




Os Ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social e da Educação, através da Agência Nacional para a Qualificação, I.P., deram início, no dia 13 de Outubro, a uma nova campanha publicitária e de comunicação no âmbito da Iniciativa Novas Oportunidades.No passado dia 16 de Outubro o CENTRO MAIS desenvolveu uma acção de sensibilização junto de 40 empresário que se encontravam em formação residencial no Hotel Hotel Axis, em Ofir, no âmbito das acções de formação para empresários dos programas QI-PME e DINAMIZAR, que decorrem com o apoio da tipologia 3.1.1 - Programa de Formação - Acção para PME ,do Programa Operacional Potencial Humano (POPH).

Sob o slogan “Investir em quem quer aprender… compensa”, esta campanha aposta na capacidade que as entidades empregadoras têm para replicar os resultados que a Iniciativa Novas Oportunidades visa alcançar. Ao envolverem-se as entidades empregadoras na divulgação dos percursos educativos e formativos integrados na Iniciativa Novas Oportunidades e das estratégias de mobilização da população portuguesa, potencia-se o número de candidatos inscritos para conclusão do nível secundário de educação. Do mesmo modo, promove-se o envolvimento das entidades empregadoras, públicas e privadas, em parcerias que permitam a sua cooperação em termos de acolhimento de estágios, disponibilização de formadores e actualização dos currículos formativos de dupla certificação.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Sessão Solene de entrega de diplomas em Cabeceiras de Basto

A Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto, através do seu Centro Novas Oportunidades – Centro Mais, entregou no passado 1 de Outubro 72 diplomas aos adultos certificados quer com o nível básico (9º ano), quer aos adultos certificados com o nível secundário (12º ano).
O auditório Ilídio dos Santos encheu‐se de gente para esta cerimónia, quer pelos adultos que receberam os seus diplomas, quer pelos convidados destes, quer pelos convidados da Associação Empresarial.
No seu discurso de apresentação, o presidente da Associação Empresarial, José Hernâni Costa, realçou o esforço que a Associação Empresarial tem dispendido nestes tempos recentes na formação e apresentou os números: 750 adultos certificados pelo Centro Novas Oportunidades; 200 alunos a frequentar a Escola Profissional; no Centro de Formação 300 alunos frequentam cursos de Educação e Formação de Adultos (sendo 50 de Cabeceiras de Basto) e 210 alunos frequentam cursos de Educação de Jovens, o que, no total, durante o dia, 700 formandos procuram obter uma certificação escolar e
profissional. Sublinhou também que a Associação Empresarial tem procurado apoiar os empresários com medidas de relevo, através de mecanismos de incentivo ao desenvolvimento de competências junto dos empresários, através das medidas Dinamizar e QI PME. Chamados a intervir, os dois adultos certificados com o nível secundário, Maria da Conceição Ramos e Armando Barroso de Azevedo deram o seu testemunho. Sublinharam a importância de uma certificação de nível superior para as suas vidas e para o seguimento de estudos, tendo um deles já avançado para um curso superior de solicitadoria, mostrando‐se ambos motivados para novas etapas de vida ao mesmo tempo que emocionavam a plateia com os seus depoimentos, quer pelo envolvimento familiar, quer pela revelação de novas competências na área da poesia.
Esteve também presente, representando a DREN, o Dr. Jorge Correia que dirigiu palavras de apreço à Associação Empresarial, bem como aos adultos certificados que tiveram a coragem de aumentar as suas qualificações, desafiando os mesmos a continuar os seus processos de qualificação, reivindicando os seus direitos à formação. Estiveram também presentes a representante do Governo Civil de Braga, Dra. Ana Paula Costa e o representante do IEFP de Cabeceiras de Basto, Dr. José Carlos Oliveira.
Finalizando a sessão, após a respectiva entrega de diplomas, o edil cabeceirense, Eng.º Joaquim Barreto, enalteceu as palavras dos dois adultos, e destacou alguns dos presentes, bem como o conjunto de mulheres, em Maioria na plateia, pelo seu acrescido
esforço em concluir o processo face às suas obrigações familiares e pessoais. Salientou mais uma vez a importância da iniciativa Novas Oportunidades de grande importância junto da comunidade. Finalizou a sua intervenção desejando também as maiores felicidades para os recém diplomados.

Sessão Solene de entrega de diplomas em Fafe


A Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto, através do seu Centro Novas Oportunidades – Centro Mais, entregou no passado 24 de Setembro mais de 250 diplomas aos adultos certificados quer com o nível básico (9º ano), bem como, pela primeira vez, entregou os respectivos diplomas aos adultos certificados com o nível secundário (12º ano). Foi também entregue o diploma à primeira adulta certificada com o RVCC profissional.
No seu discurso de apresentação, o presidente da Associação Empresarial, José Hernâni Costa, enalteceu a importância do Centro Mais junto da comunidade, bem como o empenho dos seus técnicos no acompanhamento deste processo de RVCC dos adultos, de forma a não comprometer as expectativas, motivando‐os para atingir os seus objectivos.
Chamados a intervir, os dois adultos certificados com o nível secundário, Carlos Alberto Carneiro e José Manuel Von Doellinger deram o seu testemunho. Apresentaram os seus currículos e sublinharam a importância de uma certificação de nível superior para as suas vidas e os seus objectivos futuros no seguimento de estudos, mostrando‐se ambiciosos e motivados para uma nova etapa de vida.
Esteve também presente, representando a DREN, o Eng.º José Figueiredo que dirigiu palavras de apreço à Associação Empresarial, bem como aos adultos certificados que tiveram a coragem de aumentar as suas qualificações.

Finalizando a sessão, após a respectiva entrega de diplomas, o edil fafense, Dr. José Ribeiro, enalteceu as palavras dos dois adultos, dirigindo‐se essencialmente a estes dois, referindo que este era o melhor exemplo que estes poderiam dar sobre a importância destas iniciativas e salientou mais uma vez a importância dos Centros Novas Oportunidades que tendo sido muito criticados, são agora de inquestionável importância junto da comunidade. Finalizou a sua intervenção desejando também as maiores felicidades para os recém diplomados.