terça-feira, 6 de outubro de 2009

Sessão Solene de entrega de diplomas em Cabeceiras de Basto

A Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto, através do seu Centro Novas Oportunidades – Centro Mais, entregou no passado 1 de Outubro 72 diplomas aos adultos certificados quer com o nível básico (9º ano), quer aos adultos certificados com o nível secundário (12º ano).
O auditório Ilídio dos Santos encheu‐se de gente para esta cerimónia, quer pelos adultos que receberam os seus diplomas, quer pelos convidados destes, quer pelos convidados da Associação Empresarial.
No seu discurso de apresentação, o presidente da Associação Empresarial, José Hernâni Costa, realçou o esforço que a Associação Empresarial tem dispendido nestes tempos recentes na formação e apresentou os números: 750 adultos certificados pelo Centro Novas Oportunidades; 200 alunos a frequentar a Escola Profissional; no Centro de Formação 300 alunos frequentam cursos de Educação e Formação de Adultos (sendo 50 de Cabeceiras de Basto) e 210 alunos frequentam cursos de Educação de Jovens, o que, no total, durante o dia, 700 formandos procuram obter uma certificação escolar e
profissional. Sublinhou também que a Associação Empresarial tem procurado apoiar os empresários com medidas de relevo, através de mecanismos de incentivo ao desenvolvimento de competências junto dos empresários, através das medidas Dinamizar e QI PME. Chamados a intervir, os dois adultos certificados com o nível secundário, Maria da Conceição Ramos e Armando Barroso de Azevedo deram o seu testemunho. Sublinharam a importância de uma certificação de nível superior para as suas vidas e para o seguimento de estudos, tendo um deles já avançado para um curso superior de solicitadoria, mostrando‐se ambos motivados para novas etapas de vida ao mesmo tempo que emocionavam a plateia com os seus depoimentos, quer pelo envolvimento familiar, quer pela revelação de novas competências na área da poesia.
Esteve também presente, representando a DREN, o Dr. Jorge Correia que dirigiu palavras de apreço à Associação Empresarial, bem como aos adultos certificados que tiveram a coragem de aumentar as suas qualificações, desafiando os mesmos a continuar os seus processos de qualificação, reivindicando os seus direitos à formação. Estiveram também presentes a representante do Governo Civil de Braga, Dra. Ana Paula Costa e o representante do IEFP de Cabeceiras de Basto, Dr. José Carlos Oliveira.
Finalizando a sessão, após a respectiva entrega de diplomas, o edil cabeceirense, Eng.º Joaquim Barreto, enalteceu as palavras dos dois adultos, e destacou alguns dos presentes, bem como o conjunto de mulheres, em Maioria na plateia, pelo seu acrescido
esforço em concluir o processo face às suas obrigações familiares e pessoais. Salientou mais uma vez a importância da iniciativa Novas Oportunidades de grande importância junto da comunidade. Finalizou a sua intervenção desejando também as maiores felicidades para os recém diplomados.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.